top of page
Corsarios Inversos 46 - Foto de Joao Dullius.jpg

Teatro de Animação sem Fronteiras


O Mosaico Cultural é uma produtora de arte que, desde 2010, desenvolve um trabalho autoral, unindo música, poesia e teatro de animação em uma linguagem artística única e vibrante. O grupo é uma força efervescente do teatro de bonecos brasileiro. Sua trajetória é marcada pela experimentação estética e pelo compromisso artístico. Destaca-se tanto pela criação de espetáculos, quanto pela realização de oficinas, ações de formação e projetos culturais que promovem o livre acesso à cultura. 

Já representou o Brasil em significativos festivais internacionais no Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha e França.

A Mosaico Cultural é uma produtora de arte que desenvolve expressões sem fronteiras entre a música, a poesia e o teatro de animação.

 

Em seu repertório constam obras autorais e montagens cênicas que valorizam os personagens populares latino-americanos.  

​

Ja foi contemplado em editais públicos, como Myriam Muniz (Funarte), Iberescena, FAC-RS, Funcultura-PE e Fumproarte (POA).


Entre suas obras, estão os premiados espetáculos: Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata; O Povo da Vila de Natal; Natal Pirata; O Rock Além da Música; Banda Capitão Rodrigo - Ópera-Rock A Saga de um Homem Comum; Cósmica; Lampião e Maria Bonita e A Menina Onça.

 

Seus espetáculos já percorreram todos os estados brasileiros e estiveram presentes em alguns dos mais relevantes festivais e circuitos do país, entre eles: FITO, SESI Bonecos do Brasil e do Mundo, Natal Luz de Gramado, SESC Circuito das Artes, Palco Giratório, POA em Cena, FIT - Rio Preto, Salão do Livro de Palmas (TO) entre outros.

 

Desde 2022, com o espetáculo Lampião e Maria Bonita vem ampliando as fronteiras do teatro de bonecos brasileiro no cenário internacional.

 

O grupo já integrou a programação do prestigiado Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes, em Charleville-Mézières (FR), e circulou por diversos festivais espanhois, nas cidades de Zaragoza, Elche, Cádiz, Madrid, Sevilla, Castellón, Redondela, Barcelona, Santillana del Mar, León e Palma de Mallorca – além de passar por Portugal, com apresentações em Ovar, Évora e Montemor-o-Novo.

 

Em 2025 estreou o espetáculo A Menina Onça / La Nina Jaguar, a partir de uma coprodução internacional com os Titiriteros de Binéfar (ES) através do prêmio Iberescena. O Mosaico Cultural acredita na arte como uma poderosa ferramenta de diálogo, formação cidadã e transformação social.​

bottom of page